É um filme baseado no livro do americano John Grisham, publicado em 1988 que descreve a história de uma advogado recém-formado que precisa construir reputação e ganhar dinheiro, e para atigir seu objetivo aceita um caso difícil, com alto risco de derrota; a vitória, ainda que improvável, significaria fama e fortuna.
A trama começa quando dois homens brancos drogados violentam Tonya, uma menina negra de dez anos em Clanton, cidadezinha do Mississipi (sul dos Estados Unidos). Inconformado e certo de que não haverá justiça para os estupradores de sua filha, Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson ) mata os dois – e, claro, vai a julgamento. É aí que entra Jack Brigance (Matthew McConaughey ) e Ellen Roark (Sandra Bullock) , advogados em início de carreira que tentarão defender Hailey contra as provas, a opinião pública e a Ku Klux Klan. Os motivos de Brigance não são os mais altruístas no início, mas pouco a pouco o advogado vê-se envolvido e comovido pela situação da família de Hailey.
O foco principal da trama é a questão racial norte-americana, em evidência até hoje e muito mais nos anos 80.
Além da questão racial, Tempo de Matar destaca-se pela discussão em torno do sistema legal, da pena de morte, da sua eficácia e dos valores a serem defendidos pelo Direito. O tribunal do júri também é posto em debate.
A história é densa, provoca a reflexão e tem viradas emocionantes. EU RECOMENDO.
Título original: A Time to Kill
Duração: 149 minutos (2 horas e 29 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Joel Schumacher
Ano: 1996
País de origem:EUA
ELENCO: Ashley Judd (Carla Brigance), Matthew McConaughey (Jake Tyler Brigance), Samuel L. Jackson (Carl Lee Hailey), Kiefer Sutherland (Freddie Lee Cobb), Donald Sutherland (Lucien Wilbanks), Kevin Spacey (Rufus Buckley), Sandra Bullock (Ellen Roark), Oliver Platt (Harry Rex Vonner)
SINOPSE: Uma garota negra de apenas 9 anos de idade é estuprada por dois racistas brancos completamente bêbados. Em um ato desesperado de ódio e vingança, seu pai mata os homens a tiros. Agora. Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) irá a julgamento pelo assassinato de dois cidadãos brancos. É assim que a lei pretende tratar o caso. Para defendê-lo, Hailey conta com o corajoso Jake brigance (Matthew Mc Conaughey) e a idealista Ellen Roark (Sandra Bullock), dois jovens advogados em busca da verdade. E poucos dias, o julgamento transforma-se em uma verdadeira batalha racial, onde a vida de todas as pessoas envolvidas com o caso está correndo perigo. O destino de um homem injustiçado está nas mãos de Jake e o tempo está se esgotando. A violenta batalha pode explodir a qualquer momento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário