sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Filmes preferidos...

Como falei enteriormente gosto de filmes que têm no contexto o DIREITO, então não podia deixar de citar um dos filmes que assistir quando estava na faculdade de direito, o filme chama-se TEMPO DE MATAR.
É um filme baseado no livro do americano John Grisham, publicado em 1988 que descreve a história de uma advogado recém-formado que precisa construir reputação e ganhar dinheiro, e para atigir seu objetivo aceita um caso difícil, com alto risco de derrota; a vitória, ainda que improvável, significaria fama e fortuna.
A trama começa quando dois homens brancos drogados violentam Tonya, uma menina negra de dez anos em Clanton, cidadezinha do Mississipi (sul dos Estados Unidos). Inconformado e certo de que não haverá justiça para os estupradores de sua filha, Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson ) mata os dois – e, claro, vai a julgamento. É aí que entra Jack Brigance (Matthew McConaughey ) e Ellen Roark (Sandra Bullock) , advogados em início de carreira que tentarão defender Hailey contra as provas, a opinião pública e a Ku Klux Klan. Os motivos de Brigance não são os mais altruístas no início, mas pouco a pouco o advogado vê-se envolvido e comovido pela situação da família de Hailey.
O foco principal da trama é a questão racial norte-americana, em evidência até hoje e muito mais nos anos 80.
Além da questão racial, Tempo de Matar destaca-se pela discussão em torno do sistema legal, da pena de morte, da sua eficácia e dos valores a serem defendidos pelo Direito. O tribunal do júri também é posto em debate.
A história é densa, provoca a reflexão e tem viradas emocionantes. EU RECOMENDO.


Título original:  A Time to Kill
Duração: 149 minutos (2 horas e 29 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Joel Schumacher
Ano: 1996
País de origem:EUA

SINOPSE: Uma garota negra de apenas 9 anos de idade é estuprada por dois racistas brancos completamente bêbados. Em um ato desesperado de ódio e vingança, seu pai mata os homens a tiros. Agora. Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) irá a julgamento pelo assassinato de dois cidadãos brancos. É assim que a lei pretende tratar o caso. Para defendê-lo, Hailey conta com o corajoso Jake brigance (Matthew Mc Conaughey) e a idealista Ellen Roark (Sandra Bullock), dois jovens advogados em busca da verdade. E poucos dias, o julgamento transforma-se em uma verdadeira batalha racial, onde a vida de todas as pessoas envolvidas com o caso está correndo perigo. O destino de um homem injustiçado está nas mãos de Jake e o tempo está se esgotando. A violenta batalha pode explodir a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário